eu gostava que os meus filhos fossem do tipo de miúdo que chega a casa, faz os tpc's, estuda e as boas notas aparecem, sem me preocupar muito com isso. mas não são. e nem tenho feitio para andar sempre atrás deles nesse assunto e para levar fins de semana inteirinhos a estudar... gosto quando estudo com eles, mas não o faço sempre. costumo ver os cadernos, perguntar o que aprenderam de novo, corrijo os tpc's sempre que posso, tiro dúvidas (algumas coisas já não me lembro!), ajudo-os em algum trabalho extra e na altura dos testes costumamos dar mais atenção (eu e o V). lembro-os muitas vezes do bom que é receber uma boa nota. ainda hoje falámos nisso, no caminho para casa depois do mais velho me ter dito "queres uma surpresa, mãe? tive 4 a matemática!".
a matemática foi o meu "calcanhar de Aquiles". enquanto estudei, desde cedo que senti dificuldades, fui deixando a disciplina de lado, a matéria foi acumulando ao longo dos anos, cheguei ao 10º ano e a matemática andou sempre a reboque. concluí um curso de engenharia, repleto de matemática! mas custou-me...
agora, já crescida, acho que a Matemática tem tudo para ser das disciplinas mais simples que existe: prática, prática e mais prática. ele gosta mais de Ciências, História e Geografia. teve algumas dificuldades a Matemática no ano letivo anterior, mas conseguiu recuperar. hoje recebeu a nota do primeiro teste. 4 é Bom! é excelente para manter a motivação lá no alto e perceber que com empenho até se consegue.
a mãe pensa enveredar por mais uma faceta: a de explicadora. aproveito e aprendo enquanto estudamos juntos. e dou nova oportunidade à Matemática (e ao Inglês)...
Sem comentários:
Enviar um comentário