quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

o meu calcanhar de Aquiles*

depois da fase aguda de dores nas costas (hérnia é um nome feio) que me atacou no verão passado, interrompi por completo as caminhadas e corridas e tenho andado a adiar a prática de exercício físico que me ajude a fortalecer a zona lombar.

agora que essa fase passou mas que o incómodo permace, noto que certos esforços acusam logo o meu "calcanhar de Aquiles": levantar pesos com os braços sem fletir as pernas é para esquecer (tenho feito por corrigir); inclinar-me para estender a roupa, por exemplo, também. reparo que é solicitada força à zona lombar e a minha está fraquita. pensei iscrever-me num ginásio para praticar Pilates, mas não encontro horário compatível a juntar ao facto de não me apetecer muito o compromisso, o horário. em tempos inscrevi-me no ginásio e eram muitas as vezes que ficava em casa sem vontade de ir. foi quando me iniciei na corrida e mesmo não o fazendo tão assiduamente como gostaria (também por preguiça) a verdade é que muitos dias consegui ir mesmo sem vontade e depois de estar na rua sentia-me muito bem por isso. percebi então que o exercício ao ar-livre e sem compromissos de horários é o que se adapta mais à minha pessoa.

mas alguma coisa tenho de fazer ou arrisco-me a mais uma fase aguda, horrível. decidi por isso voltar à caminhada/corrida e fazer alguns exercícios em casa. não gosto muito de exercícios localizados, com repetições e pausas, mas tem que ser. encontrei este video na net que me pareceu elucidativo e explica bem como fazer alguns exercícios de forma correta. fiz hoje e senti algum alívio. é para continuar - ligo a tv e vá, faço e está feito ~

Sem comentários:

Enviar um comentário