Mostrar mensagens com a etiqueta eventos gastronómicos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta eventos gastronómicos. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
assim foi o meu almoço
rápido. simples. com coisas novas*. sem radicalismos*
:: sandes de requeijão e fiambre de peru
:: iogurte líquido de banana e morango
:: frutos secos e framboesas
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
mas que bela ideia!
há muito tempo que anda cá por casa um kit para fondue. foi-nos oferecido por uma tia, num Natal (sim, as nossas tias oferecem coisas giras!). nunca o utilizei e as tentativas para nos livrarmos dele sairam sempre furadas. eu gosto daquilo! este fim de semana em almoço familiar deliciámo-nos à volta de um fondue com fruta e chocolate. e eu fiquei com a impressão que a minha resistência a livrar-me de certas e determinadas coisas tem fundamento*
*já me tinha acontecido com a máquina de costura da minha avó :)
*já me tinha acontecido com a máquina de costura da minha avó :)
sábado, 22 de dezembro de 2012
*Feliz Natal* com Bolo Rei
No Natal de 2010, inspirada por a Luísa, fiz este bolo. A primeira experiência correu muito bem, a segunda ficou menos bem e não voltei a fazer. Esta semana reavivaram-me a memória do gosto que me deu ter um Bolo Rei na mesa feito por mim :) Hoje fui "desencantar" a receita e aqui a partilho, desejando a todos os que por aqui passam um Natal recheado de alegria e amor.
A massa é feita com o auxílio da máquina de fazer pão e a receita adaptada ao meu gosto (como as frutas muito cortadinhas, por exemplo).
Ingredientes:
E espera mais 1h30min...
Deitar a massa em superfície com farinha. Fazer uma coroa com um buraco grande no meio. Eu coloquei a massa na bancada da cozinha com farinha, para não pegar, e moldei directo no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Decorar com nozes, avelãs, amêndoas, passas e pinhões e mais frutas cortadinhas. Pincelar com duas gemas de ovo.
Vai a cozer 30/35 min. a 180ºC (em forno ventilado). Espero que gostem...
*Feliz Natal*
A massa é feita com o auxílio da máquina de fazer pão e a receita adaptada ao meu gosto (como as frutas muito cortadinhas, por exemplo).
Ingredientes:
- 150ml leite
- 600 g de farinha tipo 65 s/fermento
- 1 pacote de fermento para pão (11 g em pó)
- raspa de um limão e de uma laranja
- 150 g de açucar
- 100 ml de chá de flor de laranjeira
- 70 g de manteiga amolecida
- 2 ovos batidos
E espera mais 1h30min...
Deitar a massa em superfície com farinha. Fazer uma coroa com um buraco grande no meio. Eu coloquei a massa na bancada da cozinha com farinha, para não pegar, e moldei directo no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Decorar com nozes, avelãs, amêndoas, passas e pinhões e mais frutas cortadinhas. Pincelar com duas gemas de ovo.
Vai a cozer 30/35 min. a 180ºC (em forno ventilado). Espero que gostem...
*Feliz Natal*
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
bolo de chocolate no micro-ondas
já tinha visto aqui (aproveito e dou-vos a conhecer mais um blog que gosto), mas uma outra publicação via facebook voltou a lembrar-me disto.
bolo de chocolate (tão bom ao lanche ou serão)
* 1 ovo
* 3 colheres de sopa de óleo
* 4 colheres de sopa de leite
* 3 de açúcar
* 3 de achocolatado
* 4 de farinha de trigo (eu uso já com fermento)
mexer com um garfo à medida que se vão adicionahdo os ingredientes dentro de uma caneca. vai ao micro-ondas 3 minutos na potência máxima e já está!

podemos ainda adicionar à massa, antes de colocar no micro-ondas, doce de morango...
ou
uma calda de chocolate
. 2 colheres de sopa de leite
. 1 colher de chá de manteiga
. 3 colher de sopa de chocolate em pó
. 1 colher de sopa de açúcar
30 segundos no micro-ondas na potência máxima e não coma mais nada o resto da semana!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
