Mostrar mensagens com a etiqueta eventos gastronómicos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta eventos gastronómicos. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

assim foi o meu almoço


rápido. simples. com coisas novas*. sem radicalismos*

:: sandes de requeijão e fiambre de peru
:: iogurte líquido de banana e morango
:: frutos secos e framboesas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

mas que bela ideia!

há muito tempo que anda cá por casa um kit para fondue. foi-nos oferecido por uma tia, num Natal (sim, as nossas tias oferecem coisas giras!). nunca o utilizei e as tentativas para nos livrarmos dele sairam sempre furadas. eu gosto daquilo! este fim de semana em almoço familiar deliciámo-nos à volta de um fondue com fruta e chocolate. e eu fiquei com a impressão que a minha resistência a livrar-me de certas e determinadas coisas tem fundamento*


*já me tinha acontecido com a máquina de costura da minha avó :)

sábado, 22 de dezembro de 2012

*Feliz Natal* com Bolo Rei

No Natal de 2010, inspirada por a Luísa, fiz este bolo. A primeira experiência correu muito bem, a segunda ficou menos bem e não voltei a fazer. Esta semana reavivaram-me a memória do gosto que me deu ter um Bolo Rei na mesa feito por mim :) Hoje fui "desencantar" a receita e aqui a partilho, desejando a todos os que por aqui passam um Natal recheado de alegria e amor.

A massa é feita com o auxílio da máquina de fazer pão e a receita adaptada ao meu gosto (como as frutas muito cortadinhas, por exemplo).

Ingredientes:
  • 150ml leite
  • 600 g de farinha tipo 65 s/fermento
  • 1 pacote de fermento para pão (11 g em pó)
  • raspa de um limão e de uma laranja
  • 150 g de açucar
Tudo por esta ordem para dentro do recipiente da máquina. Ligar no programa "massa" e ir acrescentando,
  • 100 ml de chá de flor de laranjeira
  • 70 g de manteiga amolecida
  • 2 ovos batidos
Quando terminar o programa (cerca de 1h30min.), juntar as frutas cristalizadas a gosto (muito cortadinhas), nozes, avelãs, amêndoas sem pele, passas e pinhões e 1 cálice de Vinho do Porto. E voltar a ligar a máquina no programa "massa".
E espera mais 1h30min...

Deitar a massa em superfície com farinha. Fazer uma coroa com um buraco grande no meio. Eu coloquei a massa na bancada da cozinha com farinha, para não pegar, e moldei directo no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Decorar com nozes, avelãs, amêndoas, passas e pinhões e mais frutas cortadinhas. Pincelar com duas gemas de ovo.

Vai a cozer 30/35 min. a 180ºC (em forno ventilado). Espero que gostem...

                                         
                                                                          *Feliz Natal*

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

bolo de chocolate no micro-ondas


já tinha visto aqui (aproveito e dou-vos a conhecer mais um blog que gosto), mas uma outra publicação via facebook voltou a lembrar-me disto.

bolo de chocolate (tão bom ao lanche ou serão)

* 1 ovo
* 3 colheres de sopa de óleo
* 4 colheres de sopa de leite
* 3 de açúcar
* 3 de achocolatado
*  4 de farinha de trigo (eu uso já com fermento)

mexer com um garfo à medida que se vão adicionahdo os ingredientes dentro de uma caneca. vai ao micro-ondas 3 minutos na potência máxima e já está!


















podemos ainda adicionar à massa, antes de colocar no micro-ondas, doce de morango...

ou

uma calda de chocolate

. 2 colheres de sopa de leite
. 1 colher de chá de manteiga
. 3  colher de sopa de chocolate em pó
. 1 colher de sopa de açúcar 

30 segundos no micro-ondas na potência máxima e não coma mais nada o resto da semana!