sábado, 22 de dezembro de 2012

*Feliz Natal* com Bolo Rei

No Natal de 2010, inspirada por a Luísa, fiz este bolo. A primeira experiência correu muito bem, a segunda ficou menos bem e não voltei a fazer. Esta semana reavivaram-me a memória do gosto que me deu ter um Bolo Rei na mesa feito por mim :) Hoje fui "desencantar" a receita e aqui a partilho, desejando a todos os que por aqui passam um Natal recheado de alegria e amor.

A massa é feita com o auxílio da máquina de fazer pão e a receita adaptada ao meu gosto (como as frutas muito cortadinhas, por exemplo).

Ingredientes:
  • 150ml leite
  • 600 g de farinha tipo 65 s/fermento
  • 1 pacote de fermento para pão (11 g em pó)
  • raspa de um limão e de uma laranja
  • 150 g de açucar
Tudo por esta ordem para dentro do recipiente da máquina. Ligar no programa "massa" e ir acrescentando,
  • 100 ml de chá de flor de laranjeira
  • 70 g de manteiga amolecida
  • 2 ovos batidos
Quando terminar o programa (cerca de 1h30min.), juntar as frutas cristalizadas a gosto (muito cortadinhas), nozes, avelãs, amêndoas sem pele, passas e pinhões e 1 cálice de Vinho do Porto. E voltar a ligar a máquina no programa "massa".
E espera mais 1h30min...

Deitar a massa em superfície com farinha. Fazer uma coroa com um buraco grande no meio. Eu coloquei a massa na bancada da cozinha com farinha, para não pegar, e moldei directo no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal. Decorar com nozes, avelãs, amêndoas, passas e pinhões e mais frutas cortadinhas. Pincelar com duas gemas de ovo.

Vai a cozer 30/35 min. a 180ºC (em forno ventilado). Espero que gostem...

                                         
                                                                          *Feliz Natal*

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

decisões de fim de ano é um bom título

ontem fui visitar a minha médica de família. mostrar uns exames de rotina que fiz este ano: citologia, ecografia e mamografia. trouxe mais umas análises de rotina para fazer. pesou-me e eu caí em mim (e custou-me!). eu tenho mesmo que abater estes 7Kg... agora é Natal e eu tenho o hábito de não fazer restrições nesta época (e nas outras), sou muito gulosa, gosto de um bom vinho, gosto de cozinhar, enfim estou tramada... mas não me sinto bem. a mim, o facto de estar em casa faz-me comer muito mais...

há uns 4 anos cheguei aos 63Kg (eu meço para cima de 1,70m), todas as semanas o peso baixava... estava bem, mesmo que pensassem que estava doente. eu sentia-me bem. mas comia muito pouco é um facto. comecei por deixar de comer porcarias, reduzir quantidades e cada vez tinha menos apetite. quando comia, comia alimentos saudáveis, mas em pouca quantidade. quase que me preocupei quando dei por mim a jantar um iogurte, não tinha mesmo fome. mas acho que a juntar a isto, aquela foi uma fase estranha e triste da minha vida...

agora gostava de voltar a alimentar-me corretamente. para mim o comer muito ou pouco é uma questão de hábito. eu não gosto de "dietas", mas voltava a arriscar comer pouco e bem. vamos ver se é desta que consigo (voltar a vestir a minha roupinha toda). ser Natal ou ser verão é igual para mim, porque eu não encaro isto como dieta, é mudança de hábitos mesmo, livrar-me dos excessos (e o dinheiro que se poupa!).

os cigarritos também quero deixa-los de vez. eu não me considero uma pessoa muito viciada, mas a verdade é que às vezes até me esqueço da minha decisão, apetece-me e vá, fumo. mas desde dia 26 que decidi abandonar este hábito de vez. esqueci-me um dias destes e fumei 1. a sério, esqueço-me! mas pronto, foi só esse, não conta :)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

por estes dias

ando finalmente a ler um dos livros das civilizações, que temos cá em casa: Os Maias. esta conversa do dia 21 de dezembro de 2012 inquieta-me! no bom sentido, porque eu não acredito que o mundo vai acabar, mas quero muito acreditar que muitos de nós, de há uns tempos para cá, andamos a mudar um bocadinho... para melhor :)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

wip


e cá ando a inventar um "mini quilt" e a tricotar. é giro isto! e hoje até correu bem :)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

hoje

é o meu aniversário. mas não consegui evitar limpezas, roupas e arrumações... quero ainda fazer um bolo e preparar o jantar. mais logo seremos os 4 a festejar. uma coisa tranquila como eu gosto. entretanto arrumo e limpo e trato de secar a roupa (estes dias chuvosos dificultam-me a tarefa de ter tudo em ordem). recebo telefonemas, mensagens e vejo as felicitações que me deixam no facebook. eu gosto destes mimos :)

então é isso, parabéns a mim!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bom dia manhãs

é o nome de um novo grupo facebookiano, criado por a Rita. Eu gosto de acordar cedo, gosto das manhãs, sinto-me mais produtiva ao nascer do sol, além se ser o período do dia que me rende mais (por volta das 16h vou buscar os miúdos à escola e depois sou eu e eles).

Quero acordar às 6h e até às 7h30min tratar da roupa e das refeições. Podia faze-lo durante o dia, afinal "tenho tempo"... mas durante o dia eu quero costurar e dedicar-me aos meus projetos criativos e não me apetece misturar "profissões" (já deixei queimar muita comidinha boa). Gosto de me embrenhar completamente no que estou a fazer.

Correu bem segunda e terça, fiquei surpreendida com a quantidade de coisas que faço naquela 1h30, assim que eles acordam acaba-se o sossego :) Ontem e hoje correu menos bem e fiquei na cama feita preguiça. E agora aqui estou a fazer o que não fiz nas 3h que desaproveitei e a dar o dia já como perdido, porque ando aqui com tudo misturado: cozinheira, arrumadeira, engomadeira, blogueira... e a pensar que queria era estar a fazer outras coisas... mas quem falhou fui eu, é um facto.

Ontem andei nas compras para umas bricolages que vamos fazer, por isso (e como andei no laréu) tenho tudo virado do avesso...

Resta-me adiantar serviço e para a próxima acordar mais cedo!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Brincadeirinha do dia!


A brincar com isto, hoje fiz mais um bloco (20x20) com os restos de tecido que me têm sobrado, a maior parte deles do desafio "uma dúzia de retalhos". E, mesmo que por vezes me pareça uma perda de tempo estar a fazer não sei bem o quê, aprendo sempre mais qualquer coisa: mesmo a brincar eu tenho que fazer isto mais direitinho... ou não resulta bem como eu quero. Mas gosto da ideia de ir criando sem grandes planos (e gosto de ver a diferença do primeiro para o segundo).

Para quem gosta do tema pode ver mais coisas aqui.